8 curiosidades sobre Dados e Data Centers

No mundo, a todo momento, são geradas milhares de informações por minuto por meio de todas as ferramentas digitais. E os responsáveis por praticamente todas essas as nossas conexões online são os data centers. Por trás de todos os serviços de rede, aplicativos de conversa, redes sociais, existe toda uma estrutura planejada com vários roteadores, switches e servidores que armazenam e processam diversas informações de todos os seus usuários.

Pensando nesse mundo tão diverso e gigante que é o universo digital das informações, a IP Metal separou algumas curiosidades sobre o assunto.

Você sabia?

1. O maior Data Center do mundo é o Lakeside Technology Center, em Chicago (EUA). Ele tem aproximadamente 102 mil m² e mais de 50 geradores de energia. Esse medida corresponde a mais de 10 MASPs (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) . Na sequência, os data centers da Google, Apple, Microsoft e Facebook, respectivamente.

2. A capacidade de armazenamento da Google é de 100 milhões de gigabytes. Para armazenar todas as informações, seriam necessários 100 mil HDs de 1 terabyte cada.

3. Se todas as informações contidas nos data center do mundo todo fossem impressas em papel, seriam necessárias 14 trilhões de árvores. A quantidade de papel produzido daria para embrulhar a Terra 7 vezes.

4. A quantidade de informações produzidas pelo mundo em formato digital corresponde a 92% do total. Os 8% restantes são materiais como papel ou filme.

5. A quantidade de energia gasta pelo principal e data center da Google (que fica em Oregon, nos EUA), corresponde ao consumo de uma cidade de 200 mil habitantes.

6. Um minuto de internet representa 1 milhão de logins no Facebook, 4,5 milhões de vídeos assistidos no YouTube, 41,6 milhões de mensagens enviadas no WhatsApp e no Facebook Messenger, 3,8 milhões de consultas ao Google, 347.222 posts visualizados no Instagram e quase um milhão de dólares gastos online.

7. Em outubro de 2019 a Ascenty, empresa líder no mercado de data centers, inaugurou o maior data center da América Latina. Ele fica em Vinhedo, interior de São Paulo e conta com 40 mil m² de área e 40 MVA de energia total, distribuídos em cinco infraestruturas.

8. Somando toda energia gasta no período de um ano em todos os 100 mil data centers dos EUA, é possível fornecer eletricidade para toda região metropolitana de São Paulo por dois anos. Em valores, a conta de luz desse mesmo período corresponde a 7.2 bilhões de dólares.

Related Posts

Your post's title

October 23, 2017admin

Your post's title

October 23, 2017admin

Your post's title

October 23, 2017admin