por IP METAL - Maio 18 2020

Boas práticas para garantir o desempenho do sistema de climatização de um Rack Servidor

Garantir o funcionamento adequado de um Data Center depende de diversos fatores, um deles é o sistema de refrigeração ou climatização. 

A distribuição do fluxo de ar de maneira mais eficiente para garantir a performance de servidores, Storages e demais ativos de um Data Center é uma importante etapa na gestão de um ambiente TI. 

Como parte fundamental deste processo de refrigeração,  está a utilização de
Racks servidores. Afinal, um sistema de refrigeração satisfatório exige Racks que respondam bem à dissipação de energia em forma de calor em um Data Center. 

BOAS PRÁTICAS QUE INFLUENCIAM O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

• Fechar todas as Unidades de Altura

Ocupar todas as Unidades de Altura (UAs, ou Us), ou seja, os espaços vagos horizontais que não são preenchidos por servidores ou outros equipamentos.

Boa prática: Preencher os espaços vazios com uma frente falsa, também conhecida como painéis cegos.

Isso faz com que o ar refrigerado só entre na parte frontal dos equipamentos e refrigere os seus componentes e não se misture com o ar quente que é dissipado pelos mesmos equipamentos.

Desta forma, o fluxo de ar é direcionado para o interior do Rack e cumpre o propósito de refrigerar os equipamentos de forma eficiente.

• Vedar os demais espaços abertos

Espaços abertos de um Rack Servidor devem ser minuciosamente bloqueados para que fluxo de ar atue de maneira eficiente.

Boa prática:  Vedar espaços verticais, por exemplo, entre os trilhos verticais. Utilizando as guias de organização de cabos verticais, ou implantando painéis verticais, com ou sem a utilização de escovas para a passagem apenas dos cabos.

• Organizar Racks anexos

O posicionamento dos Racks servidores em Data Center exerce atividade importante. Dependendo da estrutura ou do layout do data center, nem sempre é possível organizar lado a lado os Racks de maneira que evite uma fenda entre eles.

Boa prática: Preencher estes espaços com painéis para garantir melhor gerenciamento do fluxo de refrigeração.

Paralelamente a estas práticas, é possível ajustar um Rack Servidor para contribuir ainda mais com a refrigeração de um Data Center.

• Racks com portas frontais e traseiras com um índice mínimo de ventilação de 63%. 

Com base nesse ponto que o Rack Servidor da IP METAL possui porta frontal e traseira em aço com perfurações hexagonais (colmeias) com índice de ventilação de 71%.

•  Distribuir os servidores em diversos em Racks

Fazendo uma balanceamento de carga térmica é uma forma de evitar que os Racks fiquem sobrecarregados, evitando a criação de Hot Spots.

•  Implantar sistemas de confinamento de Racks

Uma medida que contribui com a eficiência energética de uma data center é dispor os racks em corredores de uma ou duas fileiras. Além disso, fechar os corredores com portas frontais e traseiras para o acesso, e implantar tetos modulares entre as fileiras dos racks.

Desta forma,  o ar frio proveniente dos equipamentos de ar de precisão instalados entre os racks ou insuflados pelo piso elevado, fique confinado neste corredor, e, associado as demais práticas descritas anteriormente, aumenta consideravelmente a eficiência energética do data center (PUE);

• Ventilador de teto

As unidades de ventiladores de teto, acessório essencial para Racks Servidores, auxiliam na dissipação do calor, principalmente, quando não temos um sistema de climatização de precisão.

Os Racks Servidores da IP METAL, já possuem uma estrutura preparada para a instalação de ventiladores

Por fim, monitore constantemente o sistema de refrigeração do seu Data Center. Assim, você consegue garantir o alto desempenho dos equipamentos de redes, reduzindo custos e agregando eficiência energética ao seu Data Center.


Quer saber um pouco mais sobre Racks Servidores, Rack Cabeamento e Rack Aberto HD?

Converse com a equipe da IP METAL e conheça e nosso catálogo de Racks, todos desenvolvidos para atender de forma eficiente o seu Data Center.

Referência Imagem Banner: RawPixel
Referência Vetor: Free Pik