Companhia de Energia | CASES
Empresa investiu na segurança e processamento de informações com
a implantação de um novo Data Center em sua sede, no Rio de Janeiro.
Empresa brasileira é controladora de sete subsidiárias de geração e transmissão de energia – responsável pela geração de aproximadamente 50.000 MW, o que representa aproximadamente 30% da capacidade brasileira e é considerada a 5ª maior geradora hidrelétrica do mundo, considerando capacidade instalada e possui 95% de sua capacidade em fontes de energia limpa.
Em ritmo acelerado de produção, a empresa vinha em uma situação de descentralização de dados, dificuldade no gerenciamento (garantir integridade e realizar backups) e grande perda de dados.
A companhia decidiu mudar a realidade e investiu na segurança e processamento de informações com a implantação de um novo Data Center. Instalado na sede da empresa, no Rio de Janeiro, o projeto de 180m2 de área total e 89m2 de área crítica, possuía o prazo de execução de 4 meses e um desafio: realizar retrofit e ampliação sem a paralisação do sistema legado durante o processo de implantação.
O processo do cabeamento estruturado foi realizado em duas etapas: lançamento dos cabos e conectividade e certificação.
A solução envolveu, ainda, a replicação dos dados, uma ampla infraestrutura de armazenamento e dois servidores de 42 Terabytes cada, envolvendo 70 racks, IP Metal, 1380 enlaces de fibra OM4, 276 enlaces de fibra SM e 1.116 portas metálicas CAT.6A Furukawa, além de sistema de supressão e combate a incêndio e máquinas de ar condicionado de precisão ecologicamente corretas, com gás R 407C.
A implantação do projeto trouxe para o dia a dia a alta capacidade de armazenamento, recurso de pesquisa online, integração de dados, segurança e disponibilidade de informações.