Dicas para melhor refrigeração de seu Rack Servidor
Ao adquirir um produto que utiliza energia para funcionar, é necessário ficar atento ao seu funcionamento. Equipamentos de rede utilizam uma grande quantidade de energia, que por sua vez, é revertida em forma de calor. Dentro de Data Centers e espaços menores, isso pode gerar um aumento significativo de temperatura no ambiente e, principalmente, no aparelho, ocasionando uma maior propensão para possíveis falhas e uma vida útil menor. Pensando na importância de garantir que o rack utilizado pela sua empresa tenha ventilação adequada a IP Metal separou algumas dicas pra te ajudar a ter uma melhor refrigeração do espaço utilizado.
Confira:
Use equipamentos adequados
A primeira e mais importante medida é pensar no investimento do produto correto. Existem equipamentos específicos que já são planejados para evitar demais riscos com o aparelho. Dessa forma, é possível ter um melhor aproveitamento das ferramentas, sem que seja necessário se preocupar com problemas futuros. Tudo que garanta a circulação de ar no ambiente, favorece o equilíbrio da temperatura. Portas perfuradas, por exemplo, podem ser uma ótima forma de manter o equipamento fresco e protegido. Há também as unidades de teto para gabinete, que são utilizado para exaustão do ar quente, pois contam com ventiladores próprios.
Espaçamento entre os equipamentos
É importante manter uma certa distância entre os servidores para não sobrecarregar o rack. Dessa forma, o ar pode circular mais livremente entre os aparelhos, diminuindo a probabilidade de aumento da temperatura. Utilizando até 80% da capacidade total do seu rack, o aproveitamento das ferramentas será maior.
Monitoramento de temperatura
Para garantir que a refrigeração está funcionando, é preciso conferir a temperatura do rack com frequência. Uma solução simples é utilizar a NPDU. O equipamento, além de ser uma solução ideal de gerenciamento de energia, possui, entre suas diversas funcionalidades, o controle remoto de temperatura e umidade. A NPDU emite alertas que permitem o monitoramento mais eficaz do produto, sem que haja preocupação de hiperaquecimento.