Dicas para melhor refrigeração de seu Rack Servidor

Ao adquirir um produto que utiliza energia para funcionar, é necessário ficar atento ao seu funcionamento. Equipamentos de rede utilizam uma grande quantidade de energia, que por sua vez, é revertida em forma de calor. Dentro de Data Centers e espaços menores, isso pode gerar um aumento significativo de temperatura no ambiente e, principalmente, no aparelho, ocasionando uma maior propensão para possíveis falhas e uma vida útil menor. Pensando na importância de garantir que o rack utilizado pela sua empresa tenha ventilação adequada a IP Metal separou algumas dicas pra te ajudar a ter uma melhor refrigeração do espaço utilizado.

Confira:

Use equipamentos adequados

A primeira e mais importante medida é pensar no investimento do produto correto. Existem equipamentos específicos que já são planejados para evitar demais riscos com o aparelho. Dessa forma, é possível ter um melhor aproveitamento das ferramentas, sem que seja necessário se preocupar com problemas futuros. Tudo que garanta a circulação de ar no ambiente, favorece o equilíbrio da temperatura. Portas perfuradas, por exemplo, podem ser uma ótima forma de manter o equipamento fresco e protegido. Há também as unidades de teto para gabinete, que são utilizado para exaustão do ar quente, pois contam com ventiladores próprios.

Espaçamento entre os equipamentos

É importante manter uma certa distância entre os servidores para não sobrecarregar o rack. Dessa forma, o ar pode circular mais livremente entre os aparelhos, diminuindo a probabilidade de aumento da temperatura. Utilizando até 80% da capacidade total do seu rack, o aproveitamento das ferramentas será maior.

Monitoramento de temperatura

Para garantir que a refrigeração está funcionando, é preciso conferir a temperatura do rack com frequência. Uma solução simples é utilizar a NPDU. O equipamento, além de ser uma solução ideal de gerenciamento de energia, possui, entre suas diversas funcionalidades, o controle remoto de temperatura e umidade. A NPDU emite alertas que permitem o monitoramento mais eficaz do produto, sem que haja preocupação de hiperaquecimento.

Related Posts

Your post's title

October 23, 2017admin

Your post's title

October 23, 2017admin

Your post's title

October 23, 2017admin