Você já ouviu falar em Ransomware?

U

m programa de computador criado para infiltrar-se em sistemas alheios provocando grandes prejuízos, perdas e roubo de informação. Além de impedir que você entre no seu sistema, esse software malicioso exige um pagamento para que você recupere seu acesso.

Os Data Center são os maiores alvos desses programas, por serem responsáveis pelo armazenamento de dados valiosos.

Segundo o site especializado AlWare Bites, Existem 3 tipos de Ransomware:

"Scareware"
“Inclui softwares de segurança trapaceiros e fraudes de suporte técnico. Você pode receber uma mensagem pop-up alegando que o malware foi descoberto e a única maneira de se livrar dele é pagando."

”Bloqueadores de tela“
"Quando o ransomware de bloqueio de tela invade seu computador, isso significa que você está completamente paralisado fora do seu PC."

”Ransomware de criptografia“
"Pegam seus arquivos e os encriptam, exigindo pagamento para descriptografar e devolver."

Caso seja infectado por algum desses é aconselhável que a instituição não pague o resgate dos dados e procure um especialista que possa auxiliar a sua empresa no processo de recuperação dos dados.
Um grande aliado na luta contra esses programas maliciosos são os backups. Sim, é fundamental manter um cronograma de backups, utilizando armazenamento em nuvem, uma vez que esses incluem criptografia de alto nível, o que garante a segurança dos seus dados.

💡 Gostou desse conteúdo? compartilhe com seus amigos!

Related Posts